A tecnologia Schindler PORT revoluciona a ciência da otimização do fluxo de tráfego num edifício oferecendo simultaneamente um serviço personalizado e controlo dos acessos.
A perfeição é um verdadeiro desafio numa instalação moderna onde cada viagem pode significar apanhar um ou mais meios de transporte vertical, obter acesso a áreas seguras, deslocar-se até escritórios desconhecidos e assim por diante – ao mesmo tempo que apenas se quer estar no seu destino e dar continuidade ao trabalho em mãos.
Com a Tecnologia PORT da Schindler, o sistema de Gestão de Tráfego de Pessoas, o único requisito dos viajantes é simplesmente comunicar a sua identidade e o destino pretendido num Terminal PORT. A Tecnologia PORT trata do resto, planificando e executando uma viagem sem interrupções, utilizando uma rota otimizada concebida para terminar o mais rapidamente possível.
Entre as opções padrão incluídas na Tecnologia PORT estão várias opções avançadas para adaptar ainda mais o sistema às suas necessidades.
A Tecnologia PORT foi concebida para trazer uma nova dimensão à utilização de terminais no processo de entrada no edifício. Com PORT, não só cada participante pode ser verificado e validado, como também pode ser solicitado um elevador para o seu piso de destino preferido e a sua identidade comunicada, logo no terminal. E porque se trata de uma manobra PORT, podemos garantir que o elevador proporcionará a melhor viagem possível nas condições de tráfego prevalecentes.
Cada PORT está equipado com um leitor que pode comunicar com qualquer dispositivo de radiofrequência compatível, desde um simples cartão até um smartphone. Pode ser utilizado para fornecer características especiais durante o funcionamento normal do elevador ou, quando o PORT é incorporado num terminal, para fornecer um sistema de controlo de acessos totalmente integrado com os elevadores.
O estacionamento dos elevadores pode ser configurado de modo a que o sistema utilize dados estatísticos em tempo real para determinar os pisos com maior probabilidade de procura durante o período de tempo atual e estacione os elevadores em conformidade. Em alternativa, o Cliente pode predefinir os pisos de estacionamento.
Quando o PORT é utilizado em conjunto com um terminal, esta característica permite impedir que um utilizador passe o seu cartão para trás pelo parapeito para facilitar a entrada de outra pessoa, invalidando a segunda transação neste terminal ou em qualquer outro nas imediações.
Esta característica opcional serve para dissuadir os passageiros de entrarem numa cabina, por exemplo com um colega, sem utilizarem o seu cartão. Se um passageiro entrar num elevador sem utilizar o seu cartão, será aplicada uma sanção quando este cartão for novamente utilizado. Esta sanção pode variar desde uma mensagem de aviso no ecrã do PORT até à necessidade de reiniciar o cartão no balcão de segurança no átrio.
Em muitos arranha-céus é aconselhável maximizar a utilização da caixa do elevador através do recurso a elevadores com duas cabinas sobrepostas. No caso de sistemas convencionais, estes podem revelar-se muito frustrantes para o utilizador, uma vez que, por exemplo, uma cabina de plataforma inferior pára repetidamente devido à necessidade de uma reparação na plataforma superior ou gera-se confusão quanto ao tipo de cabina em que se deve entrar num átrio. Com a Tecnologia PORT esta questão é praticamente eliminada. Uma vez que conhecemos antecipadamente todos os passageiros e os seus destinos, os elevadores com duas cabinas sobrepostas não param com mais frequência do que os elevadores de plataforma única. Além disso, a sinalização avançada fornecida pelo ecrã do PORT elimina qualquer confusão dos utilizadores.
Um serviço expresso entre 2 pisos pode parecer ser uma operação das mais simples. De facto, se não for otimizado, há potencial para transportar muito menos pessoas do que é a sua capacidade e causar longos tempos de espera. A manobra expresso (Shuttle) da Tecnologia PORT utiliza ferramentas de avaliação do volume de utilizadores para estabelecer um padrão de serviço avançado que maximiza sempre o fluxo através do sistema, minimizando em simultâneo os tempos de espera.
Num ambiente de skylobby onde os passageiros são transportados até à área por elevadores desde o átrio principal e depois reconduzidos em elevadores para pisos mais elevados, há sempre a preocupação de que possa ocorrer sobrelotação. Ao comparar o número de pessoas transportadas até ao átrio com o número das que saem, o sistema pode detetar esta possibilidade e retardar o volume até haver espaço.
Uma vez que a Tecnologia PORT sabe quem saiu em cada piso, pode construir uma imagem da distribuição da população por cada piso. Em caso de necessidade de evacuação, o sistema pode decidir que pisos podem ser evacuados através das escadas, sem sobrelotação, e aconselhar a usá-las utilizando o seu ecrã. Noutros pisos pode propor uma evacuação através do elevador e, uma vez que conhece a população de cada piso, pode encaminhar elevadores suficientes para levar toda a gente de uma só vez num piso específico, evitando assim o pânico.
Em circunstâncias normais, a configuração do elevador destina-se a prestar um excelente serviço aos seus utilizadores. Contudo, pode haver alturas, devido a um fluxo invulgar de visitantes ou à perda em grande escala de cabinas de elevador (por exemplo, devido a obras), em que isso não se verifica. Utilizando a capacidade de comunicação antecipada da Tecnologia PORT, os passageiros podem receber a instrução de descer um lance de escadas para apanhar o seu elevador ou serem deixados um lance acima do seu destino. Esta situação aconteceria para combinar as paragens necessárias e, por conseguinte, ao tornar os elevadores disponíveis mais rapidamente, para aumentar significativamente a capacidade de transporte das unidades.
Durante períodos de baixo tráfego, e numa tentativa de minimizar os tempos de espera, um sistema de elevador típico atribuirá às pessoas a sua própria cabina. Uma vez que um elevador é contrabalançado a meia carga, isto resulta em muitas viagens com cargas altamente desequilibradas e, consequentemente, em elevado consumo de energia. No modo ECO são planeadas viagens de «baixo tráfego» para permitir tempos de espera razoáveis em vez de mínimos. Isto significa que nem todos os elevadores são necessários, proporcionando assim poupanças de energia significativas que aumentam ao influenciar o número de passageiros por cabina por forma a estar o mais próximo possível da carga equilibrada.
Para os Clientes que têm necessidade de informações detalhadas relacionadas com o funcionamento do seu sistema, está disponível um conjunto de relatórios.
Especialmente adequado para grandes grupos de elevadores ou configurações de linha reta em edifícios comerciais com tráfego intenso, o PORT pode aumentar a capacidade de transporte e reduzir os tempos de viagem – cada um em até 35%.
O PORT reduz a concentração de pessoas tanto no átrio como no interior da cabina, atribuindo passageiros a pisos individuais. O PORT oferece acesso totalmente integrado ao edifício e o myPORT permite controlar o elevador e aceder ao edifício com segurança a partir do seu smartphone.
A Tecnologia PORT ECO monitoriza continuamente as condições de tráfego e mantém os tempos médios de espera abaixo ou ao nível especificado, ao mesmo tempo que poupa o máximo de energia possível.
Com a Tecnologia PORT da Schindler, tem o potencial de remover muitos dos constrangimentos existentes nas disposições interiores, permitindo-lhe assim uma maior liberdade na conceção da próxima geração de edifícios.
A Tecnologia PORT oferece diferentes formas de viajar pelos edifícios sem nunca tocar num elevador ou mesmo numa porta.
A melhor gestão de tráfego da sua categoria
A Gestão de Tráfego PORT representa uma grande expansão da capacidade do sistema a partir do PORT. Desde a entrada inicial no edifício, passando pela viagem, até à saída, está disponível uma solução verdadeiramente integrada, permitindo uma viagem segura e conveniente. Inclui uma gama de terminais, com aplicações especializadas para visitantes, estacionamento, portas, escritórios e residências.